Chambers Latin America avalia escritório onde Ricardo Tosto é sócio-fundador

Embora chegue ao Brasil apenas no final de 2017, a edição referente ao ano de 2018 do guia Chambers Latin America já foi publicada. Como é de praxe, o Leite, Tosto e Barros, escritório que possui Ricardo Tosto como sócio, resolveu participar das avaliações do diretório. A instituição avaliadora, contudo, consiste numa organização que realiza minuciosas análises acerca de estabelecimentos e profissionais que atuam no segmento jurídico, de maneira a divulgar detalhes daqueles que mais se sobressaíram no período analisado.

Em relação aos destaques do escritório onde atua Ricardo Tosto, o guia trouxe o fato da empresa ter apresentado boa performance na área que cuida de disputas que vão à litígio.

Somente neste departamento, a advocacia em questão contou com a presença de 91 advogados. As atividades que proporcionaram boas avaliações à organização foram aquelas envolvendo assuntos bancários, trabalhistas, relativos à recuperação de crédito, ações públicas, dentre outros. Os setores que lidam com clientes do ramo da construção civil também receberam boas pontuações pela publicação.

O diretório também levou em consideração o que dizem os clientes sobre o desempenho dos participantes. Nessa edição, a advocacia de Ricardo Tosto foi lembrada pela clientela pelo fato de ser detentora de grande concentração de conhecimento da área de atuação, bem como pela maneira com que os profissionais se comprometem com os trabalhos, dando-lhes sempre um acompanhamento adequado. A presteza em esclarecer dúvidas foi outra característica elencada pelos consumidores como um fator que diferencia a empresa das demais do ramo.

Representações emblemáticas contribuíram por acarretar ao escritório posições destacadas dentro da última edição do Chambers Latin America. Em uma das ocasiões, a advocacia atuou em um caso que movimentou cerca de 16 milhões de dólares. Trata-se de um processo originado por uma grande empresa frigorífica contra um banco de expressividade mundial. Empresas atuantes no ramo da aviação, assim como algumas do setor automobilístico também engrossaram a lista de clientes da companhia.

A relação entre a empresa e os clientes, segundo as avaliações do guia, foi reforçada pela atuação de Paulo Guilherme de Mendonça Lopes, advogado responsável por esse tipo de interação dentro da organização. Presente em três estados, o escritório conta atualmente com mais de 300 profissionais distribuídos nas unidades de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Somente no departamento onde Ricardo Tosto atua, há a presença de 12 associados, 27 sócios e a consultoria prestada por Paulino Brancato Neto, profissional que passou a responder pelo novo departamento aberto dentro da instituição, o segmento que trata de assuntos relacionados à saúde e previdência complementar.

O leque dos segmentos compreendidos pelo escritório avaliado é bastante extenso. Dentre os principais ramos de atuação do Leite, Tosto e Barros estão aqueles ligados aos meios bancário, imobiliário, familiares e sucessórios, eleitorais, de reestruturação e falência, empresariais, dentre outros. Além da Chambers Latin America, a advocacia também foi citada por outro diretório similar. Trata-se do Latin Lawyer 250, que na edição de 2016 apontou o advogado Ricardo Tosto como um dos mais relevantes dentro da empresa pelo desempenho obtido em ações contenciosas.