Curiosidades e notícias sobre o eclipse

Em 2018, os observadores do céu, em alguns locais selecionados na Terra, tiveram três oportunidades para ver um eclipse solar – 15/02; 13/07; 11/08.

Um eclipse é um fenômeno que ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, ocultando total ou parcialmente a sua luz numa estreita faixa terrestre. Um evento celestial em que a lua aparece brevemente para dar uma mordida no sol.

Curiosidades sobre as notícias de eclipses através da história

Para se ter uma ideia da importância do fenômeno: os historiadores contam que Cristóvão Colombo ameaçava os índios na Jamaica dizendo que seu deus, que habitava o céu, iria fazer a Lua desaparecer se eles não fornecessem os suprimentos de que precisavam.

Embora a ciência moderna já possa explicar o que acontece durante o eclipse solar ou lunar, muitas culturas antigas apresentavam suas próprias explicações. Das mitologias às crenças, grande parte dos povos explicam o fenômeno como o sol servindo de alimento para algumas criaturas. Para os vikings, por exemplo, os lobos ficavam perseguindo o sol e a lua; na China era um dragão; na Coreia são os cachorros, que só queriam roubar o sol para brincar. Na verdade as pessoas tinham medo que a lua fosse engolida e nunca mais aparecesse, e nessa confusão, vários povos faziam “panelaço” para que a “força” que estivesse querendo engolir o sol, sumisse.

Na china e na Inglaterra esse fenômeno também chegou a influenciar a política, Quando esse eclipse aparecia, eles diziam que era os deuses querendo punir o imperador. Para eles, era muito importante prever com cuidado a data que isso aconteceria, por esse motivo uma monarca chegou a matar uma serie de astrólogo por não ter acertado a data de um eclipse.

Um olhar mais positivo para esse fenômeno e que seria muito bom seguir é uma pequena história de que: o sol estaria próximo da lua porque estariam se agredindo, e o único jeito de fazê-los parar seria um exemplo aqui na Terra, com os homens resolvendo seus próprios conflitos. Esse mito ou história vale muito a pena seguir.