Golpe no WhatsApp usa o nome do Boticário

É preciso tomar cuidado com as mensagens atrativas nos aplicativos de mensagens. Dessa vez, a empresa Boticário foi usada para disseminar uma mensagem falsa e fraudulenta através de um aplicativo de mensagens amplamente utilizado.

Anteriormente outras tentativas de enganar os clientes da empresa aconteceram.O ataque mais recente tenta convidar as pessoas que recebem a mensagem para clicarem em um link de uma pesquisa para ganhar um lápis de olho da Boticário.

O golpe se torna muito eficiente porque se utiliza de uma ação genuína da empresa para convencer as vítimas, o que acaba trazendo mais pessoas para essa armadilha e causando um transtorno mais amplo. A campanha é uma promoção da Boticário que pede para as clientes darem uma dica de maquiagem para uma amiga, em troca seria recebido um lápis delineador para os olhos sem custo.

Na falsa promoção, a vítima é incentivada a clicar em um link para fazer parte de uma pesquisa porque foi escolhida para ganhar o lápis de olho depois de enviar as respostas.

Conforme analisou o laboratório de segurança, a mensagem se propagou para mais de 500 mil usuários que não foram pegos pelo golpe por utilizarem o aplicativo de segurança da empresa, que impediu que os celulares de seus clientes fossem infectados.

Na promoção do golpe, as mensagens são: “Você recomendaria O Boticário a um amigo ou membro da família?”, “Você já fez compras na O Boticário?”, e “Gosta dos produtos da O Boticário?”. Independente das respostas, o usuário recebia uma mensagem pedindo para compartilhar a promoção com 10 amigos no WhatsApp para finalmente ganhar o suposto prêmio.

Depois que o usuário executa as instruções, ele é levado para uma página que irá solicitar o cadastro em serviços de SMS pagos e que efetuam cobranças indevidas. Quando não é levado para essa página, é pedido para o usuário baixar aplicativos no celular que podem ser prejudiciais, artifícios usados no golpe.

É importante que qualquer mensagem recebida de promoção ou pedindo alguma informação não sejam respondidas ou que não tenham os seus links clicados, da mesma maneira, não compartilhar as mensagens é uma ótima maneira de impedir a propagação dos golpes.