Enem 2017 tem cronograma para resultado da prova e inscrições no SISU

Quem realizou a prova do Enem em 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio, está ansioso para ver as notas divulgadas, assim como a abertura das vagas dos cursos e das universidades pretendidas. Contudo, é importante se atentar ao calendário para não perder nenhum evento relacionado à prova que seja importante. Confira a seguir as datas mais importantes neste ano para quem fez o Enem em 2017:

A primeira grande data do calendário dos estudantes é o dia 19 de janeiro de 2018, data em que o resultado do Enem será divulgado pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A partir desse resultado o estudante poderá se preparar para enfrentar a concorrência entre os programas do governo destinados aos estudantes que realizaram o Enem, sendo eles: Fies, SISU e ProUni. Além disso, o resultado do Enem ainda pode ser usado pelos estudantes no lugar de vestibulares de algumas universidades particulares.

Para ter acesso ao resultado do Enem 2017, o estudante precisará apenas acessar o Portal do Participante, aquele site em que o estudante realizou o cadastro e acompanhou o local da prova pela internet.

Dentre os programas oferecidos pelo governo, a maioria dos estudantes que realizam o Enem contam com a esperança de poder entrar em uma universidade através do SISU – Sistema de Seleção Unificada. Esse programa é responsável por reunir vagas das instituições públicas do país, sendo que neste ano o Inep divulgou que o programa oferecerá quase 240 mil vagas dentre as 130 instituições adeptas ao programa.

As vagas do SISU já podem ser consultadas pelos estudantes no site oficial, mas as inscrições serão abertas apenas no dia 29 de janeiro. Além disso, o programa apresenta um prazo de encerramento das inscrições que vai até o dia 1º de fevereiro. Já o resultado sai no dia seguinte ao término das inscrições, em 2 de fevereiro.

Embora os outros programas do governo ainda não tenham um cronograma fechado para 2018, o calendário oficial ainda não foi divulgado pelo Inep, os estudantes deverão estar atento às aberturas das inscrições do ProUni e do Fies, que ocorrerá logo após as inscrições do SISU.