Um novo estudo diz que sorrir pode de fato fazer bem para a saúde

 

Um novo estudo realizado pela professora de marketing, Aparna Labroo, em parceria com Ping Dong, também professor de marketing, afirma que as pessoas que sorriem mais são de fato mais felizes e dispõe de melhor saúde.

A expressão propriamente dita da felicidade sem dúvidas é o sorriso, mas se o processo for inverso, e você sorrir sem estar de fato feliz, você conseguiria buscar essa felicidade através desse sorriso?

Sempre ouvimos dizer que devemos sorrir. Em algum momento sempre acabamos ouvindo isso em nosso cotidiano. Mas a profundidade disso não era levada tão a sério como uma poderosa ferramenta, capaz de mudar o aspecto emocional de uma pessoa com base somente no sorriso. Claro que esse sorriso também deverá ser profundo. Não basta dar um simples sorriso falso e “amarelo” quando estamos mais para baixos do que para cima.

O estudo realizado pela Kellogg é responsável por trazer mais dados sobre esse assunto. O que já apontava a PNL – Programação Neurolinguística – é que, o seu estado interno diz como você estará externamente, e prova que o processo inverso também funcionará se implicado dentro das premissas corretas.

“Existe uma expressão de origem inglesa que se você sorrir mesmo contra sua vontade (sorrir até conseguir), você buscará esse sentimento internamente em poucos minutos. Isso sinaliza para o cérebro que você está buscando um estado diferente do que está sentindo naquele momento. O cérebro atende todas as nossas ordens, conscientes ou subconscientes”, diz a professora.

Claro que de fato você deve buscar autenticidade e ter os parâmetros do que realmente te faz sorrir e o que te faz não gostar de algo. O estudo traz a ideia de que nem sempre sorrir é felicidade e se você buscar ela através de um sorriso você a obterá. Chega a ser contraditório, mas é assim que tudo ocorre em termos de sentimentos.

“Se você analisar o fato de sorrir como uma ferramenta, você poderá manipular o seu estado emocional sempre que for viável. Assim como um sorriso pode lhe trazer um bem-estar emocional se for sempre usado, a tristeza também pode ser trabalhada com expressões do corpo, como andar de cabeça baixa, manter uma expressão triste no rosto e na fala e até mesmo dizer palavras de impacto negativo”, dizem os responsáveis pela pesquisa.

A pesquisa também enfatiza o quanto isso reflete na saúde da pessoa, já que um estado emocional positivo traz benefícios comprovados para a saúde. Essa ferramenta chamada sorriso pode ser usada como uma forma alternativa de tratar doenças.