Pesquisa revela que ter um trabalho estressante é pior do que ficar desempregado

Image result for stress no trabalho

Se você trabalha em um emprego que paga pouco e que você odeia, é provável que você esteja mais estressado do que se estivesse apenas desempregado. Essa é a conclusão de um novo estudo de pesquisadores da Universidade de Manchester.

Concentrando-se em como as transições de trabalho afetam a saúde, os sociólogos monitoraram 1116 adultos britânicos desempregados no período de 2009 a 2010 e descobriram que aqueles que acabaram encontrando bons empregos melhoraram a saúde mental. Mas aqueles que encontraram empregos considerados estressantes, mal pagos ou instáveis não mostraram melhora na saúde mental e, de fato, os indicadores físicos do estresse crônico foram piores nessas pessoas do que naqueles que permaneceram desempregados.

Os cientistas, liderados pelo professor e autor do estudo, Tarani Chandola, acompanharam os participantes por alguns anos, observando sua saúde auto-relatada e níveis de estresse crônico, conforme indicado por hormônios e outros biomarcadores ligados ao estresse.

O objetivo de Chandola era descobrir se trabalhar é melhor para a saúde do que ficar desempregado. Ele se concentrou na qualidade do trabalho, conforme definido pelo salário, segurança no trabalho, satisfação no trabalho e níveis de ansiedade.

“Assim como o bom trabalho é bom para a saúde, também devemos lembrar que o trabalho de má qualidade pode ser muito prejudicial”, disse Chandola.

Chandola disse para a revista ResearchGate que para medir os níveis de estresse, ele e sua equipe focaram em biomarcadores “com base em níveis elevados de hormônios, níveis inflamatórios, metabólicos e cardiovasculares, como pressão arterial elevada e colesterol”.

“Eu estava tentando testar a suposição comum de que qualquer trabalho é melhor do que nenhum trabalho. Eu tenho estudado o estresse e a saúde no trabalho por vários anos, e as pessoas aceitam que ter um trabalho estressante não é bom para sua saúde física e mental. Mas a maioria das pessoas dizem que ter um trabalho ruim é melhor do que não ter nenhum”.

Enquanto a pesquisa envolveu adultos britânicos, Chandola disse que alguns estudos em outros países como a Austrália mostraram resultados semelhantes. Ter um mau trabalho é pior para sua saúde do que não ter nenhum trabalho. É claro que, sem dinheiro, também pode ser uma experiência bastante estressante.