O eclipse já foi motivo de preocupação para a humanidade

Quando não havia um conhecimento sobre o real motivo do surgimento do eclipse, a humanidade tentava entender esse fenômeno natural de uma forma mais ligada à religião. Várias teorias ao longo dos tempos foram criadas para tentar explicar o motivo do eclipse, com a ciência que possuíam os povos antigos não eram capazes de entender como era possível esse acontecimento tão raro.

Como sinônimo de caos e destruição, o eclipse gerava receio nos povos antigos. A maneira que os estudiosos tinham na época de se organizar cronologicamente se dava através da observação do céu, a partir de então várias conclusões eram tidas. Quando um eclipse acontecia, isso era visto como uma falta de harmonia que predizia algum acontecimento indesejado devido ao desequilíbrio cósmico.

Segundo um artigo que teve publicação na revista Centro Smithsonian para o Folclore e Herança Cultural, o folclorista americano James Deutsch afirma que os eclipses solares tiveram uma relação com a ideia de que um monstro estaria devorando o Sol, um fim do mundo próximo ou algum tipo de punição divina. No leste do Paraguai e no Brasil, a pesquisa de Deutsch afirma que integrantes da cultura Apapocúva-Guarani tinham a crença de que os eclipses eram gerados por um Morcego Eterno ou pela Onça Celeste que devoravam a Lua e o Sol.

De acordo com o especialista existe um conto sobre o eclipse: “Os Apapocúva têm uma visão muito pessimista sobre o futuro do mundo; eles estão firmemente convencidos de que o fim está próximo, em pouco tempo, o Grande Deus colocará fogo na Terra, libertando o morcego e a onça que destruirão as estrelas e a humanidade”.

Apenas no século XVIII na Europa houve desenvolvimento suficiente para entender o eclipse através do método científico e da ciência moderna, desse modo, esse fenômeno natural foi de fato entendido e com a ajuda dos jornais o mito foi sendo desconstruído.

Segundo afirma Edwin Krupp, diretor do Observatório de Griffith, na Califórnia: “No século XVII, na Europa, há registros de pessoas que faziam previsões terríveis sobre o eclipse, mas, pela primeira vez, também vemos artigos publicados afirmando: ‘isso é bobagem, é simplesmente o sistema solar funcionando’”.