Você conhece o executivo que é presidente do Banco Bradesco, Luiz Carlos Trabuco?

Luiz Carlos Trabuco –  o nome não soa estranho? Já ouviu falar dele? Sabe quem é? Bom, então confira o currículo do executivo.

Nascimento: Dia 6 de outubro de 1951. Natural de um município situado na região Centro-Oeste paulista chamado Marília.

Formação: Formou-se na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FLCH–USP). O executivo também é pós-graduação em Sócio psicologia na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

Cargo atual: Presidente do Banco Bradesco desde março de 2009. Todavia, a história de Luiz Carlos Trabuco com o banco é bem mais antiga. Ele chegou na instituição e 1969 – ainda muito jovem, com apenas 18 anos de idade. Começou na empresa como escriturário e transitou por todos os escalões de hierarquia – como é o caso das áreas da previdência privada e do marketing, por exemplo. Quando chegou aos 30 anos de casa, em 1999, foi promovido a vice-presidente da empresa bancária. Em 2003, acumulou o cargo de chefe do Grupo Bradesco de Seguros e Previdência e por lá ficou até 2009 – quando, enfim, assumiu o comando do Banco fundado por Amador Aguiar.

Prêmios: O mais recente foi em 2015, quando Luiz Carlos Trabuco foi eleito o Empreendedor do Ano nas Finanças, pela ISTOÉ Dinheiro – uma revista brasileira de economia e negócios publicada pela Editora Três. Alguns anos antes, contudo, o presidente já havia marcado presença na lista das 100 personalidades mais influentes do Brasil, publicada pela revista Época. Na ocasião, a responsável pela escolha dos participantes foi a própria redação da revista, que também contou com a ajuda dos leitores e de especialistas de diversas áreas. Quem integrou a lista foi selecionado por se sobressair em alguns quesitos, como poder, talento, realizações e exemplo moral. O executivo integrou a categoria “Empreendedores & Pioneiros”. Mas, ele também já recebeu o troféu Personalidade de Seguros do Ano, em duas ocasiões – 2007, quando fazia quatro anos que estava no comando do Grupo Bradesco de Seguros e Previdência e em 2003, ano em que assumiu o cargo.

Outras curiosidades

Luiz Carlos Trabuco já foi cogitado pela então presidente do Brasil, Dilma Rousseff, para assumir o Ministério da Fazenda. O convite foi feito em 2015, mas ele não aceitou.

Ainda em 2015, com seis anos de presidência, o executivo consolidou um dos lances mais ousados à frente do Banco Bradesco – a compra da filial brasileira do HSBC por US$ 5,2 bilhões. A transação aconteceu em agosto e, com ela, Luiz Carlos Trabuco conseguiu manter o banco na briga pelas primeiras colocações no ranking de ativos.

O executivo é apenas o quarto a ocupar o cargo de presidente da Instituição financeira – além dele e de Márcio Cypriano, Amador Aguiar e o seu sucessor Lázaro Brandão foram os outros dois presidentes.

Veja também a opinão de Trabuco sobre o PIB brasileiro.