Reciclar: uma ação que só traz benefícios para a sociedade

Image result for Reciclar: uma ação que só traz benefícios para a sociedade

Sabe aquele lixo que você joga fora todos os dias? Então, ele pode valer muito mais do que você imagina! A reciclagem é um processo em que o resíduo sólido descartado passa por uma transformação e é reaproveitado como matéria-prima para um novo produto. Para isso, é importante saber a origem desse resíduo e conhecer a melhor forma de realizar adequadamente o seu descarte.

Bom, mas e agora? Como devo proceder com a reciclagem? Calma! A reciclagem não é uma tarefa muito difícil de ser realizada. Há diversas formas de destinar o seu lixo. Inicialmente, é preciso saber se o produto é reciclável, para assim descartá-lo corretamente em lixos apropriados, como, por exemplo, a coleta seletiva. Nesse tipo de coleta, os materiais são divididos segundo a sua constituição ou composição.

A coleta seletiva é importante para criar um hábito e melhorar a conscientização humana a respeito do lixo, tendo em vista que 30% de todo o lixo produzido é composto de materiais recicláveis, como papel, plástico, vidro e latas, sendo que todos esses materiais possuem valor de mercado. Dessa forma, é fundamental que o consumidor separe o material reciclável para facilitar a coleta e o trabalho de reciclagem.

Outro ponto relevante é lavar o material que vai ser reciclável, pois os restos de resíduos podem contaminá-lo e inviabilizar o processo. Logo, limpar com água as embalagens já ajuda bastante na retirada do grosso presente nos materiais. Vale ressaltar que o material deve ser encaminhado para locais próprios, como cooperativas de catadores ou centrais de recebimento de materiais recicláveis.

Viu? Não é algo tão complicado assim! E as vantagens são várias, uma vez que os resultados da reciclagem abrangem os campos ambiental, econômico e social. Para o meio ambiente, reciclar é sinônimo de redução de lixo acumulado e ainda possibilita a produção de novos materiais. Além disso, é fator primordial para manter o equilíbrio durante a utilização dos recursos naturais, já que por meio da reciclagem do papel, por exemplo, não exigiria o corte de mais árvores, contribuindo para o campo econômico, através do reaproveitamento. Já no campo social, a reciclagem é capaz de oferecer uma melhor qualidade de vida para as pessoas e oportunidades de trabalho, principalmente para as classes mais pobres.

Portanto, buscar o desenvolvimento da reciclagem é trabalhar por uma sociedade mais limpa e sustentável. Faça sua parte! E para saber mais sobre quais produtos podem ser reciclados, acesse essa matéria especial sobre o assunto.

Image result for reciclagem