Pão integral pode ser saudável dependendo da pessoa

Image result for pao integral

De acordo com uma pesquisa norte-americana, o pão feito de farinha branca pode ser melhor para a flora intestinal de algumas pessoas

A dieta a base de grãos integrais nem sempre pode ser mais benéfica para a saúde no que desrespeito aos pães, essa relação depende mais da pessoa que come do que a composição do alimento. O organismo de algumas pessoas funcionam melhor com os pães de farinha branca e a diferença está na flora intestinal.

Uma pequisa feita com 20 pessoas voluntárias, entre 27 e 66 anos de idade que foram desafiadas a seguirem uma dieta em que 25% das calorias totais eram originadas de pães de farinha branca e outros voluntários deveriam consumir pães originados de farinha integral especialmente desenvolvidos para o estudo. Após uma semana os grupos trocavam a dieta e quem comeu pão de farinha branca passou a comer pão de farinha integral e vice-versa. Os voluntários não poderiam consumir nenhum outro tipo de alimento derivado de farinha de trigo e o pão era o primeiro alimento que eles deveriam consumir no dia. Outro item proibido durante a pesquisa era atividade física para evitar alterações nas respostas glicêmicas dos pacientes.

A energia que vem dos carboidratos são formadas quando os açúcares quebrados pela ingestão de insulina são levados para as células através do sangue se transformando assim em energia para o corpo como, por exemplo, comer uma fatia de bolo de chocolate que dá um pico de energia diferente do que se você comer uma maçã.

Foi acompanhado de perto o nível de açúcar no sangue dos voluntários, para monitorar a influência da alimentação dos pães na dieta. Eram observados também os níveis de glicose e outros minerais como cálcio, ferro e magnésio presentes no sangue, colesterol e enzimas do fígado e rins dos voluntários assim que eles acordavam.

Eram analisados também a consequência na flora intestinal que cada pão causava, pois esse conjunto de bactérias que possuímos no nosso sistema digestivo se mantém ativos na retirada de nutrientes dos alimentos que consumimos. “A descoberta inicial, que vai na mão totalmente oposta ao que esperávamos, foi não haver diferenças significantes”, constatou uma das autoras do estudo, Eran Segal ao jornal The Guardian.

Foi observado que a resposta glicêmica dos voluntários que comeram pão normal foi melhor que a do outro grupo. E houve diferença na flora intestinal dos que consumiram pão integral que mostrou que parte deles tinham bactérias melhores adaptadas aos açúcares dos pães comuns e no outro grupo essas bactérias preferiam o pão de farinha integral.

Uma alimentação a base de pães, não é uma boa recomendação para a ingestão de carboidratos, e da mesma forma os pães de farinha integral podem ser uma boa fonte de minerais e vitaminas que não são encontrados nos pães de farinha branca. O estudo mostrou que antes de optar pelo que é mais saudável se deve observar o que é melhor para o seu tipo de organismo, e o que é mais favorável ao seu intestino.

 

Veja também: Benefícios do arroz integral para a saúde