Pretinho Básico, programa de rádio do Grupo RBS, de Eduardo Sirotsky Melzer, ganha da Apple o título de terceiro melhor Podcast do Brasil

Você já ouviu falar no programa de rádio chamado “Pretinho Básico”? Pois saiba que ele ganhou da Apple o título de um dos melhores Podcast do Brasil. O programa, que tem grande audiência, principalmente entre os gaúchos, é transmitido pela Rede Atlântida – marca pertencente ao Grupo RBS, presidido, atualmente, por Eduardo Sirotsky Melzer – e foi o terceiro mais baixado do Brasil em 2016. São mais de 81 mil ouvintes por minuto.
É um belo presente de aniversário, já que no dia 2 de abril, o Pretinho Básico completou a sua primeira década de existência. E quem manifestou o orgulho pelo título dado pela Apple foi o próprio presidente da Rede de comunicação gaúcha, Eduardo Sirotsky Melzer.
Nas redes sociais, o executivo parabenizou o programa Pretinho Básico, bem como os integrantes Alexandre Fetter, Arthur Gubert, Duda Garbi, Luciano Potter, Marcos Piangers, Pedro Smaniotto, Iglenho Bernardes Porã, mais conhecido como Porã, Rafael Menegazzo e toda a equipe do programa, por alcançar o posto de 3º podcast mais baixado em 2016.
O Pretinho Básico integra a categoria de humor do Grupo de comunicação da família Sirotsky e possui duas edições diárias – umas às 13h e outra às 18h. Trata-se de informações sobre o cotidiano, sobre futebol e diversas outros assuntos de forma bem-humorada.
Nos últimos anos, entretanto, o programa apostou no engajamento do público em outras plataformas além do rádio – e os números são animadores, são quase um milhão de seguidores no Facebook, com alcance que supera cinco milhões de usuários, e mais de 400 mil seguidores no Instagram. Como Podcast, o Pretinho Básico está disponível em Soundcloud, aplicativo, Facebook, ao vivo ou gravado.
Podcast
Surgida em 2004, a expressão – atribuída ao ex-VJ da MTV, Adam Curry – refere-se à junção das palavras iPod com broadcast (transmissão via rádio). Ou seja, é uma maneira de se transmitir arquivos de áudio na Internet. Trata-se de uma espécie de programa de rádio virtual direcionado a temas específicos.
Os arquivos podem ser escutados em diversos dispositivos – como por exemplo, computadores, notebooks, celulares, tablets, entre outros. É comum que, através dessa mídia, autores disponibilizem listas com músicas e expressem suas opiniões sobre os mais diversos assuntos.
Engajamento
Quando o assunto é engajamento e interação com o público, a Rede de comunicação de Eduardo Sirotsky Melzer tem se esforçado bastante. Um dos exemplos mais recentes é o aplicativo chamado “Pelas Ruas”, lançado no dia 23 de março, pelo Grupo RBS, para facilitar que a população da Grande Porto Alegre faça suas reclamações a respeito dos problemas da cidade. A iniciativa é uma parceria entre as marcas da Rede – RBS TV, Zero Hora e Rádio Gaúcha.
A Rede de Comunicação gaúcha e Eduardo Sirotsky Melzer
O Grupo RBS – conglomerado de mídia brasileiro – foi fundado em 31 de agosto de 1957 por Maurício Sirotsky Sobrinho. Eduardo Sirotsky Melzer alcançou a presidência da Rede de comunicação em 2012 e, em 2015, a presidência do Conselho de Administração da companhia.

Atualização- 22 de Junho de 2017

O executivo Eduardo Sirotsky Melzer, foi indicado mais uma vez nomeado pelo Cambridge Institute for Family Enterprise, como um dos 17 líderes para se acompanhar no ano de 2017, figuram essa lista, importantes e influenciadores líderes de negócios empresariais e de filantropia familiares pelo mundo. Essa já é a terceira indicação seguida do empresário pelo instituto que seleciona, através de uma equipe especializada e conduzida pelo professor e doutor da Harvard Business School, John Davis, os integrantes dessa lista.