Aprenda a desenvolver um hábito de uma forma simples e prática e comece a ser mais produtivo

A nossa vida passa muito rápido para perdermos tempo com hábitos nocivos. Aprender a eliminar essas práticas prejudiciais para a nossa vida e transformá-las em novos hábitos benéficos não é algo tão difícil assim como você pensa. Esse texto procura apresentar algumas dicas para você conseguir desenvolver um hábito, seja ele qual for, de uma forma simples e prática.

Vá com calma e defina metas alcançáveis

Você quer escrever um livro? Essa meta pode parecer inalcançável, porém, e se você dividir esse grande objetivo em pequenas metas realistas? Esse é o segredo, dividir para conquistar. Se organize diariamente para conseguir escrever um pouco por dia, no final de um determinado período você terá o seu livro pronto.

Você quer aprender um novo idioma? Aprenda dez palavras novas por dia, no final de um ano você terá aprendido 3.650 novas palavras.

Mantenha por perto

Mantenha por perto todo o material que você precisa para conseguir manter o hábito que está querendo desenvolver. Se você quer ir na academia todos os dias, deixe a sua roupa, o seu tênis, tudo aquilo que você precisa para exercer essa atividade próximo da sua cama, dessa forma, ao acordar a primeira coisa que você verá irá lembrá-lo dessa sua atividade diária. Além disso, não dificulte a prática dessas atividades, simplifique, poupe o seu tempo, mantenha tudo por perto.

Antes de começar a aprender o vocabulário de um novo idioma, consiga uma lista das 1.000 palavras mais usadas naquela língua, além disso, busque um site que apresente a pronuncia correta de cada palavra. Um site desse tipo é o forvo. Essa lista, juntamente com a ferramenta de pronúncia fortalecerão esse seu novo hábito.

Faça

É isso mesmo, faça. Nem que seja muito pouco, apenas faça. Você não está disposto a ir na academia, vá nem que seja para fazer apenas um exercício. Esteja presente, mantenha esse hábito. Deixe o seu lado perfeccionista de lado e faça o pouco que você pode fazer.

Motive-se

Se você quer desenvolver o hábito de ir na academia, selecione alguns vídeos motivacionais referentes a esse assunto. Assista documentários como o Pumping Iron (O Homem dos Músculos de Aço). Além disso, siga pessoas nas redes sociais que te motivam.

A mesma dica vale para qualquer novo hábito que você está querendo desenvolver, procure por vídeos, documentários, filmes e livros que mostram pessoas fazendo o que você quer fazer. Eu duvido que você não irá se motivar ao ouvir a história de superação de uma dessas pessoas.

Não se deixe abater pelos seus primeiros resultados, mantenha o seu hábito, fuja do perfeccionismo e vá se aperfeiçoando diariamente.