Leite, Tosto e Barros chegou à sua décima indicação pela Latin Lawyer 250

A edição 2016 da Latin Lawyer indicou o escritório de advogados Leite, Tosto e Barros como um dos principais nomes do ramo na América Latina. A décima indicação tem a área de Contencioso como uma das mais elogiadas. E não é por acaso.

O escritório do advogado Ricardo Tosto aposta no sucesso no formato full-service, que evidencia o talento dos profissionais em setores complexos não transacionais. A capacidade do negócio em meio a forte recessão no Brasil foi fundamental para que o escritório não apenas sobrevivesse, como também, engrenasse com segurança.

O sucesso do escritório de Ricardo Tosto se pauta, principalmente, pela expertise conquistada na área de Contencioso, o que o torna uma das principais referências no país.

Mesmo com tantos fatores que desaceleraram o crescimento econômico do país, como a grande investigação a respeito de corrupção na Petrobrás e a prisão de políticos e alguns dos principais empresários de construção civil brasileiros, o escritório se manteve em franco crescimento, tendo forte demanda por seus processos que envolvem grande complexidade e, consequentemente, altos valores.

Ricardo Tosto reporta que a alta demanda de consultorias sobre situações trabalhistas, tributárias e investigações sobre crimes de colarinho branco nas empresas autuadas pela Polícia Federal, gerou grande demanda para os colaboradores responsáveis por este setor, evitando, por exemplo, a queda nos negócios no Societário e Fusões & Aquisições e Infraestrutura.

Embora o crescimento frente a concorrência tenha ganhado destaque, as negociações no decorrer da crise não foram nada fáceis, já que Ricardo Tosto cita as fortes renegociações por parte de clientes regulares e dispendiosos nos custos de honorários.

Para chegar a um ponto de equilíbrio neste cenário, o próprio escritório também renegociou seus contratos com fornecedores e otimizou os processos internos para que demandassem menos esforços e valioso tempo.

Contencioso

Fonte da maior receita, o Contencioso é a principal área de atuação do escritório. Recebendo dedicação integral ou parcial de 15 sócios e 100 associados, o Contencioso conta com um excelente fluxo de negócios que justifica perfeitamente todo o empenho direcionado.

Entre as principais atuações dos profissionais desta área, estão os esforços para recuperar U$ 10 milhões que a controladora tinha em dívida com uma empresa de engenharia. Um forte grupo de talentosos advogados auxilia nos estudos sobre processos para que as melhores decisões em juízo favoreçam os clientes do escritório.

Em meio a este time, está presente o advogado Ricardo Tosto, um dos principais advogados contenciosos do Brasil. Geralmente envolvido em processos de maior complexibilidade, o advogado empresta todo o seu talento e experiência em favor de grandes vitórias.

Um grande banco internacional é cliente do escritório há 8 anos e exalta o comprometimento valioso dos advogados da Leite, Tosto e Barros até mesmo em pequenas consultas sobre questões jurídicas. Foi este comportamento singular que garantiu o escritório como a principal opção do banco em questões relacionados ao Contencioso no Brasil.

A área de Contencioso contempla diversas especialidades, como Falência e Recuperação de Créditos e casos massivos na área do Consumidor e, além de ter levado o escritório a figurar na Latin Lawyer 250, também garantiu recomendação por parte da LACCA Approved, uma importante pesquisa realizada pela Latin American Corporate Counsel Association.