Inscrições abertas: Programa Cátedra Rio Branco seleciona bolsista pesquisador

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o King´s College London (instituto do Reino Unido) divulgaram na quinta-feira (02) o edital para o Programa Cátedra Rio Branco. O objetivo é selecionar pesquisador brasileiro – professor sênior – para bolsa de pesquisa em Relações Internacionais, Ciência Política ou ainda outras Ciências Sociais com foco em Política Externa Brasileira.

Com a visão estratégica de aprofundar a cooperação acadêmica entre pesquisadores e instituições dos dois países, o Programa concederá bolsa para pesquisas a serem desenvolvidas entre 3 e 12 meses no Reino Unido. Os candidatos deverão ter concluído doutorado até 2001 e ser orientadores de pós-graduação com reconhecimento da CAPES, além de atender a outras especificações elencadas no edital.

As inscrições

As inscrições podem ser feitas até o dia 04 de março pela internet, unicamente pelo formulário fornecido pela CAPES. O candidato deverá ainda enviar algumas documentações, incluindo um projeto de pesquisa e um programa de palestras e outro de aulas para apresentar na Instituição Anfitriã ao longo da duração da bolsa. Com previsão de divulgação do resultado para julho, o Programa anunciará pelo Diário Oficial da União apenas um bolsista contemplado, que iniciará as atividades a partir de outubro.

Os benefícios ao contemplado

As duas instituições contribuirão com recursos de suporte ao bolsista durante o Programa. A CAPES concederá os seguintes benefícios:

  • £ 3500,00 mensais durante a permanência no Reino Unido;
  • Auxílio de deslocamento entre os dois países;
  • Auxílio único de instalação;
  • Auxílio para seguro-saúde;
  • Adicional de localidade.

O King´s College London, por sua vez, concederá:

Brazil Institute

  • £ 1500,00 para acomodação por 3 meses;
  • Acesso às instalações e aos recursos do Brazil Institute para trabalho e evento acadêmico;
  • Acesso às bibliotecas da Instituição Anfitriã.

As instituições responsáveis pelo Programa Cátedra Rio Branco

A fundação CAPES foi criada em 1951 e é vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Tem como objetivo histórico expandir e consolidar a pós-graduação no país por meio de programas de mestrado e doutorado. Em 2009, ampliou sua missão para atender professores da Educação Básica em sua formação e desenvolvimento.

A King´s College London é uma faculdade criada em 1929 na capital britânica pela Universidade de Londres (University of London). Atualmente figura entre as 25 melhores instituições acadêmicas, de acordo com o QS World University Rankings, e atende estudantes de cerca de 150 nacionalidades.

O Brazil Institute foi fundado em 2008 pela King’s College London para estudar atividades relacionadas ao Brasil por meio de variadas disciplinas acadêmicas. Tem entre seus objetivos construir e desenvolver relações com organizações brasileiras voltadas à educação e aos setores culturais e governamentais.