Praias de nudismo no Brasil

Praias de nudismo sempre causam um certo espanto nos brasileiros.

Muito conhecidas como comuns fora do país, essas praias são um tanto quanto curiosas para quem não está acostumado com a ideia. Acontece que por trás de todo o tabu e constrangimento que uma praia de nudismo pode causar, há também a curiosidade. Imagine pessoas tomando água de coco no quiosque, ou jogando volei, nadando, tomando um sol, tudo que de usual existe numa praia, mas com todos os indivíduos completamente nus. É, no mínimo, interessante, não é mesmo?

Ao contrário do que muitos pensam, não existem apenas incríveis praias de nudismo internacionais. Em território nacional, praias desse naipe existem sim e talvez muito mais perto do que você imagina. Desfrutar o calor, sem o peso das roupas e bíquinis, pode ser libertador. Florianópolis, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Paraíba, são alguns dos estados onde podemos encontrar boas opções para essa experiência peculiar à nossa cultura caiçara.

Espalhadas por todo o país, as praias de nudismo são viáveis, independente da região de sua residência. Começando pelo sul, vamos falar de Florianópolis.

A ilha da magia esconde a chamada Praia de Galeta. Uma trilha não muito grande, que pode ser feita a partir da Lagoa da Conceição, leva até essa praia. Lá a nudez é opcional, ou seja, você pode ou não tirar suas roupas. Também em Santa Catarina, é possível encontrar praias de nudismo em Balneário Camboriú e Pedras Altas.

No Rio de Janeiro, em Búzios, também é possível encontrar um punhado de terra pra ficar a vontade. Em uma parte da Praia Brava, após percorrer uma trilha de subida cansativa, você encontrará a Olho-de-Boi. Ainda no Rio, na zona oeste, está localizada Abricó. O diferencial dessa praia é que lá os homens podem entrar desacompanhados, o que não é de praxe em outras praias de nudismo.

No Espírito Santo, existe a Barra Seca. Essa localidade fica próxima a Linhares e trata-se de uma ilha. Para chegar ao local próprio para nudismo, é necessário pegar um barco pertencente a Congregação Naturista. A praia possui duchas, banheiros e quiosques.

No calor da Bahia, não poderia faltar um lugar para desencanar dos tecidos. Fortemente considerada no nordeste, a Praia das Dunas, em Massarandupió, fica a menos de 100 km de Salvador. A praia conta com nada menos do que 800 metros de área dedicada ao nudismo. Lá, homens não podem entrar desacompanhados e não é permitido o uso de nenhuma roupa.

Mais acima, na Paraíba, a menos de 50 km da capital, existe a praia de Tambaba. Essa praia foi declarada a primeira de nudismo oficial no nordeste, em 1991. É possível optar pelo uso de roupas, desde que o visitante não desça a escadaria.

Gostou? Tire seu biquíni ou sunga da mala e vá aproveitar as maravilhosas praias de nudismo de nosso país.